segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Minha Árvore Genealógica - Facial Dimples



Neste post vou abordar uma das características hereditárias que se manifesta na minha família: as covas que se faz na cara (Facial Dimples) - caracter dominante (D). A transmissão desta característica é, portanto, uma transmissão autossómica dominante.








Esta é a minha árvore genealógica, da parte materna, representada por símbolos.



É composta por três gerações sendo que:
  • 1ª geração: 2 elementos (a minha avó e o meu avô);
  • 2ª geração: 4 elementos (os meus pais e os meus tios em 1ºgrau);
  • 3ª geração: 5 elementos (eu, os meus irmãos e os meus primos).





 Podemos observar que aqueles que apresentam as covinhas na face são 4 elementos: eu, um dos meus irmãos, a minha mãe e o meu avô.


 Uma vez que as covinhas na face são de carácter dominante, todos aqueles que não apresentam as covas na face têm genótipo dd - homozigóticos recessivos.







Os 4 elementos que apresentam covas na face são descendentes de indivíduos: um progenitor é homozigótico recessivo (dd) e o outro? O que será?
Já sabemos que o outro progenitor não pode ser homozigótico recessivo, pois manifesta a característica em estudo. Então... será ele homozigótico dominante (DD)? Vamos analisar a questão:

  • Uma pessoa que apresenta covas na face é filha de um individuo que não apresenta covas na face e de outro que apresenta;
  • O único tipo de gâmetas que o indivíduo homozigótico recessivo possui é d;
  • Há duas possibilidades para o outro indivíduo: ou é homozigótico dominante (DD), ou heterozigótico (Dd).
Imaginemos que o individuo era homozigótico dominante (DD). Produzia gâmetas do tipo D e ao cruzar-se com o outro individuo (dd), iria obter-se algo como:
 
  • Isto significa que 100% da descendência teria de ter covas na face, o que, na realidade, não acontece.



Assim, podemos dizer que aqueles que apresentam covas na face são heterozigóticos (Dd), pois:
  • Isto significa que haveria 50% de hipóteses do 1º filho ser homozigótico recessivo (dd), ou heterozigótico (Dd), apresentando, então, as covas na face.



Conclusão:
  • Todos aqueles que não apresentam covinhas na cara são homozigóticos recessivos (dd);
  • Todos aqueles que apresentam covinhas na cara são heterozigóticos (Dd).

Sem comentários:

Enviar um comentário