quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A Minha Árvore Genealógica - Lóbulo da orelha solto



A imagem que apresento em baixo é uma parte da árvore genealógica da minha família, do lado paterno. Nela vou abordar uma das características hereditárias que se manifesta: o lóbulo das orelhas solto - carácter dominante (D). A transmissão desta característica é, portanto, uma transmissão autossómica dominante.












É composta por três gerações sendo que:


• 1ª geração: 2 elementos (a minha avó e o meu avô);


• 2ª geração: 5 elementos (os meus pais e os meus tios em 1ºgrau);


• 3ª geração: 5 elementos (eu, os meus irmãos e os meus primos).


* Através da imagem e da respectiva legenda, podemos ver que os indivíduos I-1; II-2 e 4; e III-1 e 2, são aqueles que contêm o lóbulo das orelhas solto.


Uma vez que o gene que informa para os lóbulos soltos é de carácter dominante, todos aqueles que não apresentam lóbulos presos (lóbulos que não estão soltos) têm genótipo dd - homozigóticos recessivos.





Para o indivíduo I-1:

  • Apresentando o lóbulo da orelha solto, significa que possui o alelo responsável por essa característica que, neste caso, é dominante.


  • Há duas possibilidades para o seu genótipo: ou é homozigótico dominante (DD) ou heterozigótico dominante (Dd).

Analisando a questão: o individuo nunca poderia ser homozigótico dominante (DD) pois ao cruzar-se com um individuo homozigótico recessivo não dava origem a individuos homozigóticos recessivos, ou seja,

Assim, os descendentes seriam todos heterozigóticos dominantes, apresentando o lóbulo da orelha solto, o que não acontece.
Então, concluímos que o meu avô (I-1) é um indivíduo heterozigótico dominante (Dd).


  • Para os individuos II-2 e  II-4 acontece a mesma coisa, pois estes são descendentes de um individuo heterozigótico dominante e de um homozigótico recessivo.


  • Do cruzamento de II-1 (dd) e II-2 (Dd) resultam individuos todos heterozigóticos dominantes, ou seja do cruzamento de Dd com dd é possível originar individuos Dd (heterozigóticos dominantes) e dd (homozigóticos recessivos). Neste cruzamento apenas apareceram heterozigóticos dominantes, mas do cruzamento de II-4 com II-5 já resultam apenas individuos homozigóticos recessivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário